in

WOWWOW

Chá das 5 em Inglaterra foi criado por uma rainha portuguesa: Conheça a história aqui!

Quem nunca imaginou um inglês a tomar o famosos chá das 5? Mas e se lhe dissesse que o chá foi levado por uma rainha portuguesa?

Chá das 5 em Inglaterra foi criado por uma rainha portuguesa

chá das 5 em Inglaterra é uma das coisas que mais caracteriza o povo britânico. No entanto, o hábito de beber chá não é nórdico, mas sim português. E foi mesmo uma rainha portuguesa que deu a conhecer a bebida aos britânicos. 

Os ingleses são conhecidos por terem uma postura altiva, e quase ninguém imagina o estereótipo britânico sem uma chávena de chá na mão. O chá está muito enraizado na cultura inglesa, e já faz parte da sua cultura.

O que provavelmente não sabia é que foi uma rainha portuguesa que levou esta bela bebida ocidental até às mesas inglesas.

Catarina de Bragança inspira Chá das 5 em Inglaterra

Para sabermos de onde vem a cultura do chá das 5, precisamos voltar até 1662, século XVII. Na altura a monarquia britânica tinha sido restaurada há muito pouco tempo. Em Portugal reinada D. João IV, pai de Catarina de Bragança.

Catarina de Bragança ficou noiva do rei inglês Charles II. No contracto figurava um dote de grandes tesouros, dinheiro, temperos, e os portos de Mumbai e Tânger.

Foi exactamente esse contracto que fez de Catarina de Bragança uma das mulheres mais poderosas do mundo: a rainha da Inglaterra, Escócia e Irlanda.

O chá foi levado por Catarina de Bragança numa caixa onde dizia “Transporte de Ervas Aromáticas”, daí o nome em inglês Tea. Isto é o que se consta, apesar de não sabermos até que ponto o nome adveio daí.

Na altura o chá já era muito popular entre a aristocracia portuguesa, e não tardou em chegar à família real britânica. E assim Catarina de Bragança trouxe o chá das 5 em Inglaterra!

Written by SaraP

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0
Lista dos milionários americanos da Forbes bate recorde de fotunas

Lista dos milionários americanos da Forbes bate recorde de fotunas

Terceiro filho de Kate e William deverá nascer em Abril

Terceiro filho de Kate e William deverá nascer em Abril